24/03/2015

25ª Meia Maratona de Lisboa - Report by Mustache

No dia da 25ª Meia Maratona de Lisboa, aproveitei para fazer o meu último treino longo de preparação para os 50km do Inatel Piódão Ultra Trail, já no dia 28 Março. Logistica à parte, é uma prova agradável e que conta com bastante público, o que é sempre bom. O tempo ajudou, mas um pouco mais fresco seria o ideal. Muitas caras conhecidas, a correr ou no público a gritarem o meu nome e, eu, ceguinho de todo, não via ninguém. Alguns amigos a estrearem-se nisto das provas oficiais e a apresentarem bons resultados! Deu, até, para estar na converseta com o Filipe Gil (Correr na Cidade) e tentar explicar-lhe os exercicios de alongamentos, para que possa brilhar em Piódão. Uma medalha muito gira, mesmo "top!", e um Corneto de limão no final da corrida que me soube melhor que o melhor repasto do mundo. Parabéns a todos os que participaram e que, independentemente do tempo, cruzaram aquela meta!

A medalha é mesmo gira!


Mas vamos por partes. Sabendo de antemão o que me esperava no tabuleiro, este ano estava decidido a ser dos primeiros a chegar, porque, como diz o ditado, "O pássaro madrugador apanha a minhoca mais gorda.". E valeu o ter-me levantado 4 horas antes de uma prova que se realiza a 5 minutos de Lisboa, porque consegui um bom lugar de partida. Aliás, só precisei esperar em cima do tabuleiro pouco mais de 2 horas. Valeu a companhia para ajudar a passar o tempo.

À minha frente, só mesmo o pessoal dos dorsais VIP's. Aquelas pessoas que provaram através dos seus tempos e performances noutras corridas que merecem partir à frente de quem esteve um ano inteiro a treinar para melhorar o tempo do ano passado. E aproveito para dar os parabéns às senhoras e senhores de 50-60 anos e com 80-90kgs que estavam mesmo lá na frente. Isto só prova que idade e peso nada influencia os resultados. Ou então estavam ali porque algum familiar ou conhecido lhes conseguiu arranjar o tal dorsal VIP, que eles tanto precisavam.

Tiro de partida e lá arrancou toda a gente. Meia Maratona e Mini. Ainda antes do 1º km já estava a tentar ultrapassar velhos e velhos, pessoal que apenas foi para caminhar e para tirar uma foto de cima da ponte, malta sem o mínimo respeito por quem ali foi para correr. Há muito que percebi que esta prova não é para bater recordes, pelo menos para mim, que sinto alguma relutância em estar a "empurrar" pessoas a a "furar" entre elas para ir no meu ritmo. Mesmo assim, tentei ir o mais rápido possível, para evitar a zona onde as duas vias da ponte se juntam, mesmo antes da curva. Os primeiros 10kms foram feitos em menos de 50' e aos 14kms ia com 1h14m. Foi neste ponto que decidi abrandar o ritmo. O meu objetivo nesta corrida era aproveitá-la como último treino longo antes do Ultra de Piódão. Fiz o resto da corrida quase a trote, tendo mesmo parado alguns minutos para falar com o Filipe. Ainda tive tempo para acompanhar um colega Gafanhoto que ia em dificuldades, com dores num joelho, percorrendo com ele cerca de 1km a ritmo lento. Quando faltava 1km acelerei um pouco e ainda consegui cruzar a meta antes das 2horas. Fiz mais 18minutos que o meu melhor tempo na Meia (1h42m), mas acho que foi um bom treino.

Eu, a ultrapassar pela direita!

Eu bem que tentava ver quem me chamava, mas sem sucesso!


No final, ainda regressei, de Belém, até Santa Apolónia, a correr, acompanhado pela João Campos (ou vá, foi ele que me acompanhou, que as minhas pernas não estavam a render).

Mr Shaved Runner and Mr. Beared Runner


Sobre a organização, penso que as opiniões não variam muito dos outros anos: muita gente, muita confusão, pouca organização na partida e pouca consideração por quem ali vai para correr. Em 25 edições já deveriam ter adotado algumas medidas vistas noutros países ou noutras provas (mesmo que mais curtas). Pergunto por que é que ainda não separam as pessoas por blocos de tempo? Por que é que não fazem a partida por vagas (como se fez na Corrida Fim de Século e que resultou tão bem!)? Eu sei que a fotografia com a ponte cheia de gente fica muito bonita. Mas a quantidade de pessoas que vai correr/andar a Mini, serve perfeitamente para isso. E não nos podemos esquecer dos preços pornográficos que pedem. Os abastecimentos estavam bons e mais do que suficientes e nos kms apropriados. As situações menos boas que vi nos abastecimentos, apenas têm a ver com falta de civismo das pessoas: garrafas de Powerade atiradas ao chão depois de um gole dado; pessoas a meterem pacotes de gel nos bolsos como se dependessem deles para viver um mês; e na zona da fruta, pessoas a escorregarem nas cascas que são atiradas para o chão. Após a meta, o habitual entupimento para sair dali. Tem tanta lógica ter zonas para se tirar fotografias ainda antes de chegarmos ao espaço aberto, como meterem a elite a partir atrás da Mini. Mas é o que temos, para o ano surgirão as mesmas criticas, mas haverá ainda mais pessoas a participar.

Esta foi, muito provavelmente, a minha última participação. Não estou para acordar tão cedo para ir a uma corrida onde mal consigo correr, e que continua a apresentar tantas falhas.
Espero que tenha sido uma boa prova a todos os que participaram!

"Mais importante que cruzar a meta, é cruzar a meta com um sorriso!"

2 comentários:

  1. Boas, concordo com a tua sugestão no que diz respeito às partidas por blocos/vagas, mas não sendo possível julgo que a mini maratona deveria sair depois da meia maratona. Sobre a hora da partida então a coisa fica mais incrível porque nas provas de 10km que já fiz, o inicio é quase sempre por volta das 10h e estamos a falar de tempos, para os mais lentos, abaixo das 2h. Além do mais a dureza duma meia nem é comparável à de uma com 10km.
    Eu comecei a correr em Setembro e fico pasmado com a falta de sensibilidade das pessoas, claro que todos querem sair à frente, mas se vão para andar porque não ficam o mais à direita possível ou porque não ficam mais para o meio ou mesmo para o fim do pelotão? Depois é certo e sabido que temos de andar a furar por entre essas pessoas.
    Também julgo que os abastecimentos estavam nos kms certos, pena que nos abastecimentos de powerade tenham tido a infeliz ideia de os dar em copos. Se alguém quer fazer a meia sem parar, não consegue beber nem 1/4 da bebida que já está abaixo do meio do copo (num desses abastecimentos abrandei e ao tentar beber espalhei o conteúdo pela cara...). No abastecimento da fruta, claro que o pessoal mal acaba de comer deixa cair a casca e nem se preocupa em atirar para um caixote que esteja próximo ou no limite atirar para a berma.
    Esta foi a minha primeira participação numa meia maratona e julgo que, mesmo com as confusões do final e da partida ser em simultâneo com a mini, foi uma prova bastante positiva e agradável. Mesmo a correr consegui aproveitar e desfrutar as vistas que a ponte nos dá sobre a cidade de Lisboa. Termino dizendo que passei por ti por volta do km 9.
    Abraço e boa prova em Piódão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Rui.

      Como é que toda a gente me reconhece, é algo que me intriga.
      A partida por blocos de tempo ou vagas não é inédito, vê-se noutras provas e noutros países. Para que tenhas uma ideia, na maratona de Paris, são mais de 50000 pessoas, e todas conseguem correr, mesmo por causa deste sistema. E sim, uma partida às 10:30 deveria ser considerada "homicidio"...
      Quanto aos copos, também se usa lá fora e é uma ótima opção a vários niveis. Quem não está habituado sentirá alguma dificuldade em agarrá-lo e beber em movimento, mas há técnicas para isso. :)
      Sim, é sempre uma prova bonita de se fazer para quem se está a iniciar. E no final, o que mais importa é que todos se divirtam ao máximo. :)

      Abraço e obrigado.

      Eliminar