10/09/2014

Trail Nocturno das Lebres 2014 - Report by Pedro Moita




É sempre bom voltar a provas onde fomos muito felizes! Esta foi a prova onde me estreie nos trilhos, foi onde comecei a sentir o chamamento para esta vertente da corrida.
Já fez um ano desde a minha estreia nos trilhos e como é óbvio não podia perder mais uma edição desta prova na minha serra do coração (Arrábida) e aqui bem pertinho!

A prova tinha inicio marcado para as 21h, mas eu por volta das 20h já lá me encontrava a espera do João Pedro para levantarmos os dorsais juntos.
Enquanto esperava choveu e choveu e choveu mais um bocadinho... estava aberta a época da lama, pensei eu!

Entretanto lá chegou o JP, equipamo-nos a rigor e lá fomos levantar os dorsais.

Uma coisa que gosto muito nestas provas organizadas pelas Lebres do Sado, é o ambiente que se vive entre organização e atletas. Somos sempre muito bem recebidos.

Fomos ao carro deixar as ofertas da prova e quando voltamos já lá estava o Filipe a Patrícia e mais dois amigos. Deu tempo para meter um pouco a conversa em dia... e reparar que me tinha esquecido de levar o meu Mr. Spoq (GPS)... mas como é que foi isto possível??? Num treino ainda se desculpa... agora numa prova? Grrr... mas pronto estava feito e mentalizei-me que se calhar até ia ser melhor, pois não ia estar constantemente a olhar para os km's.


Começou então a chamada para o controlo zero da prova. Tudo correu sem problemas e em pouco tempo deu-se o inicio à prova.

O JP avisou-me logo que ia para fazer um bom tempo e por isso deixei logo de o ver no inicio da prova.

Os primeiros metros foram idênticos aos do ano anterior, mas ao invés  de entramos logo pelo single track do ano passado, seguimos sempre pelo estradão de terra batida.

Um a parte... Agosto de 2014, foi o mês em que fiz mais km's até hoje... treinei praticamente todos os dias (na segunda quinzena), e consegui recuperar sempre muito bem, mas ao mesmo tempo, notei que demora sempre cerca de 5 km até soltar o meu corpo, e a partir dai consigo ganhar um bom ritmo, superior ao meu antes de Agosto.

E durante esta prova não foi diferente. os primeiros 3km foram sempre ali na ronha... praticamente sempre a subir, até que se deu um click em mim, e senti-me a ganhar forças, ainda a subir.

A certa altura do percurso... comecei a notar tudo muito familiar.... eu já tinha passado ali... mas não... não podia... ou podia? Claro que sim! Ia-mos fazer a subida do Alto da Vigia!!! (aquela que me fez um DNF nos 30km de Vale de Barris)

Apesar da minha má prestação na ultima prova que passava por ali... desta vez não me fui a baixo, até porque ainda íamos no inicio da prova, e o percurso desta vez já não era desconhecido.

Durante a subida da Vigia, ora passava alguns atletas... ora era passado. Até que comecei a vir atletas na direcção contrária, (na apresentação avisaram-nos que o percurso ia-se cruzar), eram os primeiros!! Ainda pensei que fosse ver o JP no top 10, mas ainda não foi desta!! Mas ainda assim quando me cruzei com ele, ele ia bastante bem!

Continuou então a subida até à Vigia... e quando cheguei lá acima... que coisa tão brutal! A vista é ainda melhor do que de dia!! Apesar da chuva, conseguia-se ver Lisboa, Setúbal, Troia... brutal mesmo!! (infelizmente não tirei foto...)

Aqui era feito o controlo de passagem dos atletas, dávamos a volta à Vigia e voltamos a descer pelo mesmo caminho.

Ainda tentei ganhar alguns lugares na descida, mas infelizmente quem ia a minha frente já ia bem lançado.

Foram praticamente 2 km's sempre a descer, dando a volta até a lado Sul desta Serra, pelo percurso que eu já tinha feito em treino.

Ao km 8, estava então o abastecimento, tinha o essencial, agua e bananas, nunca prova curta penso que também não era necessário mais nada.

Tentei não perder muito tempo e aqui consegui ganhar alguns lugares!

Mais um km a descer e aqui o piso começou a ser mais irregular e muito propicio a entorses! Felizmente nada de grave, apenas umas ameaças de queda!

A certo momento nesta descida, começo a ouvir pessoas atrás de mim... estava a ser ultrapassado por 4 atletas! Ainda os tentei acompanhar, mas estavam muito fortes. E um pouco mais a frente ia começar uma escala de 1km em single track no meio da serra.

E foi então que me vi ali sozinho... e foi uma sensação brutal estar ali no meio da serra sem mais ninguém ao pé!!

Tentei impor sempre um bom ritmo, apesar de o percurso não permitir grandes corridas. A certo momento, comecei a ver umas luzes mais a frente.... e comecei a acelerar mais um pouco!

Não sei se seriam os mesmo que me tinham passado anteriormente, mas o que é certo é que os passei!


Do km 10 ao 13, foi sempre um sobe e desce por estradões de terra batida, e aqui senti os efeitos dos meus treinos de Agosto, estava a sentir-me super bem, e consegui correr sempre, mesmo nas subidas com mais elevação! Fui passando alguns atletas aos poucos e poucos e recuperando alguns lugares.

Ao km 13, voltamos a entrar no estradão que tínhamos feito inicialmente. Faltavam apenas 2 km para o fim e comecei a apertar um pouco mais comigo.

E aqui começou mais uma mega descida, em que comecei a ouvir alguns atletas mesmo colados a mim!! Puxei mais um pouco por mim e comecei a alcançar mais alguns atletas, até que cheguei a ultima subida da prova... mas já vinha a morrer e abrandei... até que um atleta da equipa do ProAventuras, deu-me um toque no braço para terminarmos aquela ultima subida e lá ganhei mais um bocado e força e só faltava uma centena de metros para a meta! Foi o tudo por tudo! E lá terminei!!

Eu a chegar a terminar a prova! (Dá para perceber não dá? :-D )




O JP já lá estava a minha espera, fez menos 10 minutos que eu, e eu fiz menos 10 minutos que o ano passado, num percurso que a meu ver era mais puxado este ano! Nada mau para um gajo lento como eu! :-)

Fomos então mudar de roupa e voltamos para o jantar e aqui foi a única coisa que me desiludiu nesta prova... estava a espera de bifanas e caldo verde, e saiu-me pão com chouriço e caldo verde! Pão com chouriço, não é bifana!!!! E não fui o único a queixar-se... mas pronto, fora isso, 5 estrelas a organização!! Como sempre!
 Entretanto lá chegou o Filipe e a Patrícia, que também fizeram a prova muito confortavelmente e a aproveitar o tempo limite muito bem, como sempre :-P .

Conto voltar em 2015 e tentar melhorar mais um pouco o meu tempo, e quem sabe acabar a frente do JP! :-D

Agora é começar a treinar para mais uma prova nesta minha Serra, o DuraTrail, já no dia 25 de Outubro!

Boas corridas!

Ps: As fotos da prova foram retiradas daqui.

4 comentários:

  1. É a evolução, meu caro, e ainda bem :)

    Menos esforço e mais rápido :)

    Quanto ao teu atraso em aqueceres os motores será que fazes um aquecimento antes? pode ajudar?

    Outra coisa, estás satisfeito com o teu Mr. SpoQ?

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois provavelmente é isso mesmo... falta de um aquecimento decente antes da prova ou mesmo dos treinos... vamos lá ver se melhoro isso! :-P

      Até ao momento o Mr. Spoq só me dá alegrias! Claro que podia ser mais "bonito" e com mais uma ou outra funcionalidade... mas pelo preço que foi, é a melhor compra para qualquer corredor de trilhos! E a bateria!!! Quase 24horas!! Aconselho muito! :-D

      Abraço e boas corridas!

      Eliminar
  2. Cada vez ando com mais vontade de me iniciar nos trails, até porque, a estrada e curtas distâncias já me parece pouco. :)

    Quem sabe um dia, no próximo ano e depois do Pai Natal me dar uns ténis adequados! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois de experimentares, não vais querer outra coisa!! Eu converti-me a 100% aos trilhos... provas de estrada já não fazem parte do meu calendário, e só tenho pena de não poder treinar sempre em trilhos e montanha, mas infelizmente não é possível de momento...

      Quanto aos ténis de trail, vê na Asics do freeport... eu comprei os meus Asics Fuji Trabuco por menos de 30€ numa promoção ;-)

      Abraço e boas corridas!

      Eliminar