09/06/2014

BES RUN Challenge - 4ª etapa: Lisboa... Review by Fiona e bluesboy

E pronto... Como tudo tem sempre um fim, por mais que queiramos que não... Teve lugar no último sábado a última etapa do BES RUN Challenge. Em mês de Festas de Lisboa, a última etapa decorreu nesta cidade voltando a trazer à rua muitos fãs de corrida, que parecem ser cada vez mais no nosso País e ainda bem.

A prova vista pela Fiona

Como se costuma dizer, é sempre bom regressar-se aos locais em que se foi feliz e é também muito bom regressar a provas em que já se foi muito feliz. Faz um ano que obtinha o melhor tempo de sempre na distância dos 10 km e, por isso, esta etapa do BES RUN Challenge será sempre especial para mim (pelo menos, até bater o meu recorde de tempo nesta distância...). Conforme já havia escrito na minha antevisão desta prova, não estava a contar conseguir fazer um tempo semelhante ao do ano passado, conforme se veio a confirmar. 

A fase pré-prova teve o habitual ponto de encontro com os colegas de equipa dos Pernas de Gafanhoto, seguido da ida para a área correspondente ao nosso tempo de inscrição na prova juntamente com o bluesboy. Estava previsto fazermos toda a prova juntos pelo que lá foram dois Gafanhotos prontos para conquista a Baixa de Lisboa e a Avenida 24 de Julho com muita boa disposição à mistura. 

Fiz os primeiros 7 km juntamente com o bluesboy mas, a partir deste ponto, ele seguiu sozinho. Ainda que não seja de todo muito habitual acontecer-me isto em prova, lidei mal com o calor que se fez sentir. Quando estávamos a apontar para um tempo sub60 pois, com esta distância de prova, estávamos com uma passada a apontar para este objectivo (que era o meu principal para esta última etapa de Lisboa), vi o calor vencer-me. Nunca tinha sentido isto desta forma. Não sei se estava num dia não para a corrida, não sei se deveria ter optado por um modelo de ténis mais fresco dos que os Asics GT-2160 que tinha calçados... Sinceramente não sei o que se passou. O que é certo é que foi neste ponto de prova que disse ao bluesboy para seguir em frente e conseguir terminar a sua prova abaixo do tempo de uma hora. Por mais que me tenha custado, decidi abrandar e deixar cair por terra o objectivo de regressar aos tempos de sub60. Lá segui em direcção à chegada mas ainda consegui ter pernas para acelerar no final e conseguir atingir um tempo de 01h01'31'' de tempo de chip e conseguir fazer melhor tempo do que na etapa da Costa da Caparica. No meio das coisas menos boas, ainda consegui melhorar o tempo um pouco que é o que me ajuda a olhar para o copo da perspectiva de meio cheio. 

Acho que nunca tinha cruzado uma linha de chegada com um ligeiro sentimento de desilusão quanto à minha participação numa prova como aconteceu no Sábado. Vou ser sincera... Estava à espera de conseguir fazer mais nesta prova. Estava à espera, a avaliar pelos últimos treinos que tinha vindo a fazer, que iria conseguir baixar o meu tempo abaixo dos 60 minutos na distância dos 10 km. Ainda não foi desta... Mas se existe coisa que eu não faço é cruzar os braços ou, neste caso, arrumar os ténis a um canto e conformar-me. Gosto de me superar em todos os campos da minha vida e a corrida não é uma excepção. É por isso que agora é continuar com o bom trabalho que tenho vindo a desenvolver nos últimos tempos, com treinos de corrida regrados e o devido reforço muscular a acompanhar, porque os resultados vão aparecer... Garantidamente!

Resumo de participação na prova:
Tempo de chip: 01h01'31''
Tempo oficial: 01h02'42''
Ritmo médio: 6:16 min/km
Classificação de chip: 2238º
Classificação absoluta: 2238º entre 2777 corredores a participarem na prova
Classificação no escalão: 125º entre 216 corredoras 

A conquista do manjerico vista pelo bluesboy

Tal como à Fiona, esta prova traz-me sempre boas recordações. Foi nela que alcancei um dos meus melhores tempos nos 10k (47:38 em 2012) e é uma prova sempre corrida em ambiente festivo.

Como a Fiona já referiu, fomos juntos até cerca do quilómetro 7, a ritmos que oscilaram dos 05:30 aos 05:54 nos cinco quilómetros iniciais. A primeira metade da corrida foi, a meu ver, soberba e nem a quebra que a Fiona teve posteriormente ofusca o desempenho global de Sábado. Foi bom ver que, mesmo após as lesões, conseguiu fazer sem esforço e em ritmo vivo 5km que, com igual performance na segunda metade da prova apontaria para tempo final a rondar os 59:30.

Quando aos 7.860 metros de prova a Fiona pediu-me para seguir, lancei-me ao tempo sub 60, o que consegui, surpreendentemente sem muito esforço, acabando com um tempo de 58:50, naquela que foi a minha 85ª prova.


Parciais Bes Run Challenge Lisboa 2014 - bluesboy


Ritmos Bes Run Challenge Lisboa 2014 - bluesboy
O belo do mangerico conquistado pelo bluesboy!

4 comentários:

  1. Pois ainda vos vi juntinhos ao pé do "Pace" dos 60 min quando vinha do retorno, aliás ainda gritei qualquer coisa :).
    O calor também fez alguma mossa, mas sinceramente no meu caso é mesmo a falta de treino e...o peso.
    Acabou por correr melhor ao Bluesboy mas, Fiona, ambos estão em recuperação de lesões e à procura da forma, ela anda ai.
    Eu, por outro lado, acho que fui muito cauteloso, como correu tão mal na Caparica resguardei-me tanto que fiz os ultimos 500 m em Sprint...pff.
    Resumindo, fiz um pouco as pazes com o correr em Lisboa, bati o meu RP, embora tenha falhado redondamente nos objectivos...
    E ainda não foi desta que demos 2 dedos de conversa :).
    PS: A fila para as cervejas eram maiores que...
    Bjs e abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah espera! Foste tu que gritaste Fiona?! Eu ainda levantei o braço em jeito de resposta e gritei qualquer coisa mas não consegui ver quem tinha chamado por mim... ;)

      Sim, eu bem sei que, ainda que as dores tenham desaparecido há algum tempo, ainda estou em fase de recuperação da forma que perdi devido ao tempo que estive parada por lesão. Apenas estava com o sentimento de que iria conseguir regressar aos tempos modo sub60 daí ter ficado um bocadito triste com o resultado... Mas pronto... O que interessa é que me diverti e que irei conseguir fazer melhor para a próxima, garantidamente! :)

      Muitos parabéns pelo RP! Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiona, não somos máquinas e nem sempre reagimos da mesma forma pois estamos sempre sujeitos a n factores. No sábado aconteceu isso com o calor, o que afecta ciclicamente todos nós. Por isso, transforma a desilusão que sentiste em energia positiva para numa próxima te surpreenderes :)

    Força!

    Bluesboy, paulatinamente vais chegar onde estiveste antes desse problema

    Força!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, eu sei... Até costumo ser bastante racional com as dificuldades com que me deparo mas confesso que, desta vez, fiquei assim um pouquinho para o furibunda... Estava mesmo a contar fazer sub60 e o calor trocou-me completamente as voltas. Mas não pense ele que se fica a rir de mim porque vou continuar a treinar sempre em direcção ao objectivo sub6o que eu, nestas coisas, sou assim bastante teimosa eheheh.

      Obrigada pelas palavras de apoio sempre presentes ;)

      Beijinhos

      Eliminar