12/05/2014

O bom tempo tem destas coisas...

Não sei se acontece o mesmo convosco mas por aqui, quando começa o tempo a aquecer e o sol a começar a estar mais presente, a vontade para realizar qualquer tipo de tarefa é logo outra. Seja no trabalho, seja em casa ou seja para fazer desporto, é ver Miss Fiona com energias redobradas sempre a querer fazer mais alguma coisa.

Por outro lado, como agora já consigo fazer desporto sem limitações, é ver-me com outra vontade a calçar os ténis, sem receios de aparecer esta ou aquela dor chata que parecia nunca mais querer abandonar o meu corpinho. Vai daí, os treinos vão-se multiplicando, sejam eles dentro ou fora de portas. E os dois últimos dias não foram excepção...

Domingo, 11 de Maio

Domingo, quando não tenho de trabalhar ou não tenho uma prova, tem vindo a ser sinónimo de treino com o grupo do GFD Running e o Domingo passado não foi uma excepção. Tinha previstos, segundo o meu plano de treino, 12 km progressivos e o lugar escolhido foi a beira-rio, na zona de Belém. 


O resumo do treino foi este: 11,6 km feitos em 01h16'50'' que dá um ritmo médio de 6'38'' por quilómetro. O corpo acusou as pouco mais de 24 horas dormidas na semana passada, o muito trabalho e as refeições não tão regradas como habitualmente. Junto com o calor, posso dizer que este treino custou mais do que seria esperado. Este treino foi um claro sinal que quando mudamos as nossas rotinas do nosso corpo como, por exemplo, deixarmos de dormir as cerca de 8 horas a que estamos habituados por noite, isso vai reflectir-se claramente no nosso treino e fazer com que tenhamos um rendimento abaixo do que aquilo que seria de esperar. No entanto, passei bem o resto do dia a mostrar que, apesar de tudo, o corpo responde bem às dificuldades.

Segunda-feira, 12 de Maio

Hoje não houve corrida para ninguém. Considerando o meu plano de treinos, hoje foi dia de dar descanso aos ténis mas isso não significou que estive totalmente parada. Foi dia de muita massagem aos principais grupos musculares utilizados na corrida com o rolo de auto-massagem e de fazer algum reforço muscular em ginásio. 


E que bem que me sabe fazer desporto pela manhã! Parece que o dia corre logo de maneira diferente!

É por isso que digo sempre: aprendam a ouvir o vosso corpo. Por aqui, já tentei algumas vezes treinar ao final do dia mas chego sempre à conclusão que não é nessa altura que consigo tirar o melhor proveito do treino. Com rara excepção de provas que decorrem lá para as 17h, não gosto de correr ou de treinar ao final do dia. Parece que é um verdadeiro sacrifício e que não consigo fazer nada de jeito. Mas isso não significa que agora toda a gente tenha de treinar de madrugada como eu. Cada organismo é um organismo e nem todos nós temos o mesmo tipo de metabolismo e de rendimento na prática do exercício físico. É por isso que é muito importante ouvirem o que o vosso organismo vos vai dizengo e ajustando os vossos treinos em tipo e quantidade.

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

4 comentários:

  1. Ah-@áh, sabia que havia alguem assim :) que é matinal:) Tenho melhor desempenho em provas vespertinas mas para treinar:) logo de manhã.
    Isto corrida ou btt, agora ginásio pode bem ser à tarde, noite...enfim, manias.
    Ainda bem que as dores e o medo delas se foi e que a alegria "do movimento" voltou.
    Belas fotos, gostei do chão.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chão é a reprodução de uma carta náutica da zona de Setúbal. E vivam is vespertinos dos treinos e das provas ;) Beijinhos

      Eliminar
  2. Quando o tempo aquece, dá-me uma moleza desgraçada no início, mas depois habituo-me e espevito... acho que esta semana já estou apto para não me arrastar quando treino...

    Muito bom ver que já estás recuperada. Agora é desfrutar dos treinos e provas sempre complementando com o reforço muscular.

    P.S.: Cheira-me que estás em crescendo de forma ;)

    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tornas-te uma abela mole em tarde de calor eheheheh. Eu confesso que me sinto melhor num intermédio de temperaturas e de condições climatéricas. A bem da verdade, o calor em demasia mexe demasiado comigo e normalmente as coisas não correm assim tão bem. Quanto ao crescendo de forma... Não sei ;) Beijinhos

      Eliminar