06/09/2013

Mostra-me o teu lado lunar...

Ontem foi dia de mais uma estreia em eventos de corrida. Desta feita, com a participação no Treino Lunar realizado na Costa da Caparica, com partida e chegada próximo da lota da Costa da Caparica.

O treino teve vários pontos positivos: antes de mais, o convívio. Participei neste treino juntamente com a Run Baby Run (do blog com o mesmo nome) e tive a oportunidade ainda de conhecer o simpático casal que está por detrás do blog Correr (a dois) é vício!, a Carla e o Pedro. Os minutos antes de se dar início ao treino foram pautados por muitas e boas gargalhadas, conversas com alguns dos corredores e muitas questões sobre outras provas e objectivos de cada um (por lá se falou das maratonas de Sevilha, provas em Badajoz, UTMB, Trail da Serra de Arga, apenas para referir alguns). 

Falando concretamente da parte da corrida...


A dinâmica deste treino funciona da seguinte forma: não existem diferentes grupos e diferentes ritmos, guias para cada grupo, nada disso. O que se pretende é realizar um treino de uma hora, em que cada participante gere o seu ritmo e o seu esforço à sua maneira. O que é dito a todos os participantes é que o treino é feito na zona da praia, correm-se 30 minutos em direcção à Fonte da Telha e, quando se faz esse tempo, faz-se o retorno para o ponto de encontro. Aconselho que levem um frontal (apesar de haver por lá muitos corredores que não tinham) pois, numa noite de Lua Nova como a de ontem, pode fazer falta alguma luz para não haver surpresas nem quedas indesejáveis.

Devo dizer-vos que gostei bastante. O percurso foi sempre feito na zona de praia, com direito a saltar pocinhas (ou piscinas?), pés molhados, areia solta e não tão solta e ter a visão de um conjunto de pirilampos a correr junto ao mar. Algumas pessoas estavam a correr de pés descalços mas a grande maioria estava com os seus ténis. O ritmo do treino andou sempre em torno dos 7 min/km, fruto do piso e do cuidado devido à pouca luminosidade. A totalidade do treino foi feito lado a lado com a Run Baby Run com direito a muita palheta até por volta dos 5 km. Depois disso, o silêncio abateu-se sobre nós... Não porque tivéssemos ficado chateadas uma com a outra, antes pelo contrário, mas mais devido à parede com que nos deparámos quando fizemos o retorno. E perguntam vocês... Parede? Numa praia? What? Ah pois... É que o vento que sentíamos no ponto de encontro e que, por artes mágicas, desapareceu na primeira parte do treino, abateu-se sobre nós no retorno (pois... vento pelas costas não custa tanto...) e o regresso foi feito a combater este simpático ventinho de norte que habitualmente se faz sentir na Costa da Caparica. Curiosamente e apesar desta luta, ela não foi inglória pois a segunda parte do treino ainda se fez mais rapidamente que a primeira. Outra constatação do treino é que eu e a Run Baby Run funcionamos muito bem em equipa (sim... a corrida pode não ser um desporto solitário...). Prova disso foi uma das ultrapassagens que fizemos em que não foi preciso abrir a boca para que uma entendesse o que a outra queria fazer.

No final do treino, há quem fique para uma fase de petiscada mas nós, por ser o dia de estreia, não ficámos. Mas fica a promessa de, numa próxima oportunidade, nos fazermos acompanhar por geleiras e nos juntarmos à parte da paparoca!

Resumo do treino:
Distância - 8,29 km
Tempo - 58'07''
Ritmo médio - 7:06 min/km

Bons treinos e boas corridas!

Fiona

6 comentários:

  1. Excelente relato, Fiona! É isso tudo e nada mais a acrescentar!
    Também gostei imenso e foi um treino muito bem passado! Vamos voltar a repetir, certo?
    Beijinhos e até domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! E claro que vamos repetir, vale bem a experiência! Mas temos de repetir com geleira ;). Beijinhos e até amanhã!

      Eliminar
  2. Belo treino. Para a próxima, vou ver se dá para ir :)

    Bjs e até Domingo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais, vais... Nem que seja arrastado eheheh ;) Beijinhos e até amanhã!

      Eliminar
  3. Já conhecia esses treinos lunares, e sempre tive uma grande curiosidade em fazer... pode ser que na próxima vá. :-)

    Gostei muito do relato!!

    Beijinho e boas corridas! :-D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de te juntar a nós numa próxima oportunidade :) Beijinhos, bons treinos e boas corridas para ti ;)

      Eliminar