14/02/2013

Meia Maratona de Lisboa 2013 - objectivo

A página de Facebook da Meia Maratona de Lisboa, informa-me ontem que faltam 39 dias para a prova.

Imediatamente lembrei-me da ideia de bater o meu record nesta prova (ou na de Almada - cerca de um mês depois).

O meu actual record foi atingido na Meia Maratona Seaside há cerca de um ano (Dezembro/2011), sem ter feito nada de especial em termos de treinos. Fiz 01:47:35, o que me surpreendeu na altura, sobretudo pelo ritmo no início da prova, sempre abaixo dos 5min/km.

A Meia Maratona de Lisboa é-me menos simpática, tendo feito melhor tempo em 2010 com 01:50:13 e ficado perto disso no ano passado, com 01:50:20.Não sei se é do arranque inicial lento, se da viagem de comboio ou da vibe estranha que sinto sempre que me aproximo de Algés, mas o facto é que fico sempre a pastelar algures entre o quilómetro 13 e o 20.

Parciais da Meia de Lisboa 2012 - a azul os quilómetros da vergonha

No ano passado por esta altura, estava em pior forma, é certo.Fazer 01:49 é possível este ano. Mas fica-me a saber a pouco.Por outro lado, estabelecer um objectivo muito ambicioso, pode-me tirar aquilo que me é mais importante numa prova: o gozo em corrê-la.

Fazer 01:47:00 daqui a pouco mais de um mês, vai-me obrigar a isto:
Parciais pressupondo um tempo final de 01:47:00
5:06min/km, bem distribuídos ao longo da prova, com alguns lá pelo meio abaixo dos 5 min/km e a coisa talvez se faça sem problemas de maior.

Mas vai implicar que eu esteja num dia bom, bem treinado (com algum investimento em fartlek e treino de velocidade - o que fiz ontem) e que não apanhe muita gente na ponte.

Se conseguir, consegui. Se não, fica para a próxima. :)

2 comentários:

  1. Acho que uma pessoa pode, e deve, preparar-se o melhor possível para tentar bater os seus recordes, mas a verdade é que a "vibe" no dia da prova é muito importante. Há dias muito bons e outros em que parece que não estamos bem. Espero que te sintas em grande no dia da Meia da Ponte! :)

    Boas corridas e bom f-d-s.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!

      Se houve algo que aprendi com a preparação para a Maratona foi que se deve tirar gozo dos treinos, pois isso reflecte-se na prova. A ver vamos como corre. Lá pelo quilómetro 10 se encontrar os amarelinhos dos 4 ao km, informo-vos de como a coisa está a correr (se tiver fôlego para isso, haha!).

      Bom fim de semana e bons treinos :) Parece que vai estar bom tempo apenas amanhã.

      Eliminar