04/06/2012

Plano de treino - Meia Maratona de Portugal

Pois bem... hoje decidi começar a fazer algo que já devia ter feito á mais tempo, um plano de treino minimamente estruturado para a Meia Maratona de Portugal , em Setembro! Se bem que não é por falta de tentativas, porque já anteriormente tinha tentado seguir os treinos da aplicação Adidas miCoach...



Esta irá ser a minha primeira prova nestas distancias, o que convém que tenha uma preparação minimamente decente. Como não quero fazer um plano de treino muito fraco ou muito forte para a minha condição física actual, estou neste momento com 2 planos em desenvolvimento...

O primeiro consiste em 5 treinos semanais:

2 x 5km - Segunda e Quarta
2 x 10km - Terça e Quinta

1 x 10km (aumenta 1km de 2 em 2 semanas, até aos 19km) - Domingo

Caso sinta que este plano é ainda muito puxado para mim, tenho a alternativa de 4 treinos semanais:

2 x 5km - Terça e Quinta
1 x 10km - Quarta
1 x 10km (aumenta 1km de 2 em 2 semanas, até aos 19km) - Domingo

Pelo meio destes planos de treino, irei realizar algumas subidas, series, etc... conforme for sentindo necessidade ou assim...

Gostava de saber a vossa opinião, se estou a fazer algo errado, ou se devia acrescentar algo ao treino, comentem e digam de vossa justiça! :-)


1 comentários:

  1. Faz 3 treino de 5 - 7km durante a semana e um longão (10km ou mais) no Sábado ou Domingo. Tudo o que seja mais do que isso, para primeira meia-maratona, é um exagero :)

    Os treinos durante a semana devem ser relaxados e ocasionalmente treinar a velocidade, com um ou outro treino (curto) mais puxado.

    No fim de semana, fazeres 10km, 12km, 15km e talvez chegar aos 17km 2 ou 3 semanas antes da prova, é o ideal.

    ResponderEliminar